Quando fui convidada para trabalhar com o Pró-letramento na área de Matemática, pintou uma insegurança e um certo “frio na barriga”. Logo pensei: “Ser uma orientadora e dos meus colegas de trabalho, não será uma tarefa fácil!” como realmente não foi. Mas encarei como um desafio que me traria mais experiência e aperfeiçoamento numa área que aprecio muito, a Matemática. Nos primeiros contatos com a turma, dúvidas e anseio. Pensava o tempo todo em como orientar, e de que maneira chamar a atenção dos cursistas para adquirir confiança. Afinal estava entre professores que tinham terminado a faculdade junto comigo, e que tinham uma larga jornada de trabalho em sala de aula, com metodologias consideradas pouco interessantes para a clientela dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, buscar romper com o tradicional e oferecendo novas estratégias pedagógicas baseadas em jogos e atividades diversificadas com material concreto e/ou lúdico parecia estar distante da realidade de alguns professores. Contudo, deixava sempre claro que ali haveria além de um conhecimento novo com novas metodologias, haveria também trocas de experiências, assim estimulando a participação e o trabalho coletivo. No decorrer do curso. procurava continuamente mostrar que é preciso estar sempre buscando novas técnicas de ensino com o objetivo de facilitar e proporcionar uma matemática prazerosa, interessante e desafiante capaz de desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de manejar situações reais no cotidiano do aluno. A maioria dos estudos e pesquisas realizadas na área da Educação Matemática parte do pressuposto de que esta disciplina é efetivamente central na formação dos indivíduos e sua inserção social. Nesse sentido, um insucesso em Matemática significaria um fracasso não apenas na vida escolar, mas na própria condição de cidadão desses
indivíduos. Consciente disso, presenciei o esforço dos professores cursistas que conseguiram através do Pró-letramento constituir conhecimentos inovadores capazes de, se colocados em prática, amenizar situações de reprovação no ensino da Matemática. Acredito que se cada educador mantiver reforçado em seus preceitos que o aluno só terá um ensino digno e de qualidade com perspectivas para um futuro melhor, se houver o compromisso e a capacidade de entendermos o verdadeiro teor da Educação. Com o Pró-letramento tivemos a oportunidade de redirecionar não apenas os modos de se ver a Matemática, mas também valorizarmos conhecimentos de vivências e considerações que nos permitiram ter um avanço num perfil mais interativo dos professores cursistas. Considero importante ressaltar que assim como os cursistas, também aprendi que a Matemática só perderá sua popularidade de “bicho-papão” se centrarmos todos os nossos esforços em ensinar a sua importância para a VIDA!
indivíduos. Consciente disso, presenciei o esforço dos professores cursistas que conseguiram através do Pró-letramento constituir conhecimentos inovadores capazes de, se colocados em prática, amenizar situações de reprovação no ensino da Matemática. Acredito que se cada educador mantiver reforçado em seus preceitos que o aluno só terá um ensino digno e de qualidade com perspectivas para um futuro melhor, se houver o compromisso e a capacidade de entendermos o verdadeiro teor da Educação. Com o Pró-letramento tivemos a oportunidade de redirecionar não apenas os modos de se ver a Matemática, mas também valorizarmos conhecimentos de vivências e considerações que nos permitiram ter um avanço num perfil mais interativo dos professores cursistas. Considero importante ressaltar que assim como os cursistas, também aprendi que a Matemática só perderá sua popularidade de “bicho-papão” se centrarmos todos os nossos esforços em ensinar a sua importância para a VIDA!
FONTE: Revista Pró-letramento 2008, página 24
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