Páginas

Postagens mensais

terça-feira, 9 de junho de 2009

PALMATÓRIA NUNCA MAIS!

COM A MAGIA DA VARINHA DE CONDÃO...
VAMOS DAR ASAS À IMAGINAÇÃO...
VOAR, VOAR...
SONHAR, SONHAR...
NOSSOS DESEJOS REALIZAR..
.

Com os versos da música acima, uma contribuição das Professoras Eloilma e Elisabete, tutoras do Pró-letramento em Caxias/MA, foi apresentada a primeira dinâmica de leitura do revezamento em Alfabetização & Linguagem. Cada cursista recebeu um chapéu e varinha mágica para participar. Após aprender a música, ensaiada pelo tutor Jocelmo Aires durante a manhã do segundo encontro presencial, os cursistas criaram uma coreografia especial para preparar o sonhado momento da leitura. Em seguida o tutor leu a historinha "Festa das Letras", momento que a turma ficou "paradinha" prestando atenção. Os chapéus e varinhas foram confeccionados na semana de preparação do 2º encontro, com ajuda da coordenadora Regiane Correia e vários colegas da equipe da Secretaria de Educação. Os sessenta adornos deram tanto trabalho que a coordenadora e o tutor tiveram que fazer hora-extra para entregar a tempo. A ideia da dinâmica partiu da leitura dos memoriais dos cursistas que, em sua maioria, evidenciaram um grande problema na vida "leitora" dos professores quando ainda eram alunos. Histórias de terror com a grande antagonista "D. Palmatória". "Essa temida personagem real povoou a vida escolar de cada cursista causando-lhes grandes traumas com relação à leitura, por esse motivo idealizamos essa dinâmica para, além de levar uma nova sugestão de trabalho com leitura às salas em sala de aula, tentar aliviar tanto sofrimento causado", informou o tutor Jocelmo Aires. "Foi lindo, pareciam crianças com seus chapéus e varinhas mágicas. Seus olhos brilhavam e fiz questão de dizer: "Palmatória nunca mais!". Acredito que nunca esquecerão, assim como eu também não", completou.

3 comentários:

  1. Esse momento "mágico" na formação continuada é imprescindível! Trabalhar com o lúdico, com o diferencial tendo como foco a aprendizagem do aluno é a chave do sucesso da educação. Sucesso a todos os cursistas de Santa Luzia do Paruá e ao tutor Jocelmo Aires. Adriano TJ

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mas esses cursistas dá pra ver pela foto que não são tão velhos assim.Pois sei que no Brasil a palmatória já era proibida na década de 70. Ainda existia palmatória no tempo deles? aí no seu estado demorou um pouco pra evoluir, né?

    ResponderExcluir