Páginas

Postagens mensais

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CURSISTAS DO PRÓ-LETRAMENTO E GESTAR RECEBEM CERTIFICADOS DA SEMEC
















Os programas de formação contínua de professores “Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar” e Pró-letramento, voltados às áreas de Linguagem e Matemática, respectivamente para profissionais das séries finais e iniciais do Ensino Fundamental, tiveram seu ponto culminante ontem, 13/07, aqui em Santa Luzia do Paruá. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Semec, fez a entrega dos certificados de conclusão do curso aos professores que participaram da fase inicial do Pró-letramento, em 2008, e do revezamento, em 2009. Os cursistas do Gestar, realizado em 2009, também foram contemplados.
Em relação ao programa Pró-letramento, a responsabilidade em expedir os certificados ficou com as Universidades de Brasília-UNB e a Universidade Federal do Pará-UFPA, respectivamente, para os cursos de Alfabetização & Linguagem e de Matemática. Infelizmente, mesmo após quase dois anos do término dos cursos, houve falha no envio dos documentos para a Semec. A UFPA encaminhou os certificados referentes ao ano de 2008, mas os de 2009 ainda não chegaram até o município. Já a UNB não encaminhou nenhum documento. Segundo o CFORM, setor dessa universidade responsável pela emissão dos certificados informa que os relativos ao ano de 2008 foram remetidos à Seeduc, em São Luís.
Após visitar várias vezes a Secretaria de Educação Estadual, sem sucesso no recebimento dos certificados, a secretária municipal de educação, Elizabete Ferraz, decidiu juntamente com os tutores dos cursos elaborar e expedir os certificados próprios, os quais terão validade até a entrega dos documentos oficiais, emitidos pelas universidades. A ideia é dar a oportunidade aos cursistas de comprovarem sua participação nos programas e assim receberem benefícios como a promoção ou progressão em suas carreiras. Segundo Elizabete, a demora em certificar os cursistas traz descrédito às instituições que promovem cursos assim. “Já estávamos sendo muito cobrados e isso foi mais um motivo que nos levou a expedir esses certificados provisórios. Nosso receio estava em promover mais formação continuada e não termos aceitação, devidos à burocracia das instituições cumprir com o que é convencionado”, declarou.
A cerimônia foi realizada no Centro de Ensino Professor Cleobeto de Oliveira Mesquita e contou com a presença de 75 cursistas, dos mais de cem que foram convidados. O encontro iniciou com a leitura do livro “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha. De acordo com Jocelmo Costa Aires, tutor do curso de Alfabetização & Linguagem do Pró-letramento, o objetivo dessa leitura, era rememorar o princípio fundamental do programa: alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Os cursistas ainda puderam recordar os principais momentos do programa, através de slides e vídeos produzidos com fotos da jornada de estudos. “Foi maravilhoso reencontrar nossos colegas e relembrar os momentos maravilhosos do curso”, comentou a cursista Maria Marlúcia. “Esperamos novos programas tão bons quanto foram o Pró-letramento e Gestar ”, declarou Neide Gomes, secretária de educação ajunta.
Na oportunidade, o tutor de Matemática, Alacides Leão, ahttp://www.blogger.com/img/blank.gifgradeceu os cursistas pelo aprendizado que teve com a turma. “Antes, eu não me encontrava muito com o trabalho para as séries iniciais do ensino Fundamental. Depois do Pró-letramento, pude perceber que a melhor parte do trabalho docente encontra-se nessas séries. Obrigado por me mostrarem isso”, falou Alacides. A tarde encerrou-se com a degustação de bolo e salgados para comemorar o momento.

Disponível em http://www.semecslp.com.br/noticias.php?id=91

Nenhum comentário:

Postar um comentário