Após o estudo do fascículo 7, os professores que fazem o curso de Alfabetização e Linguagem foram motivados a apresentar aos colegas uma história infantil, a fim de promoverem em sala de aula momentos que incentivem as crianças ao hábito da leitura. “Pedi-lhes que tentassem criar uma forma de apresentação que levasse as crianças a perceber o quanto pode ser prazeroso o ato de ler”, disse o tutor do curso, Jocelmo Aires. “Tive uma surpresa, pois todos os grupos decidiram apresentar as histórias através de pequenas peças teatrais, o que fizeram brilhantemente”, completou. Para fazer suas apresentações, os grupos capricharam nos cenários, no figurino e na interpretação dos personagens. De sua criatividade surgiram florestas, bosques e castelos, tudo ornamentado para transformar o ambiente no mais atraente possível à atenção dos espectadores. Alguns grupos usaram um narrador que fazia a leitura da história enfatizando a entonação da voz enquanto os outros personagens realizavam performances de acordo com essa leitura. Outros grupos usaram rimas e músicas na apresentação, fazendo com que a plateia também participasse das histórias. Alguns componentes dos grupos informaram que tiveram que fazer hora-extra na escola para poder produzir as peças em tempo hábil ao dia do encontro presencial, quando foram feitas as apresentações.
(Fonte: Informativo Pró-LETRAMENTO - julho de 2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário