PRÓ-LETRAMENTO
RESULTADO
POSITIVO
Um dos resultados positivos do curso foi o de criar o hábito de registrar aspectos relevantes da atividade docente e de constituir grupos de estudo, voltados para a reflexão sobre o cotidiano escolar e para o aprofundamento do saber matemático dos docentes. No entanto, para que este esforço não se perca é importante que os programas de capacitação como por exemplo o Revezamento do Pró-letramento dêem continuidade e que tirem proveito da mudança de postura que estes vem provocando entre os professores. Com apoio e novos materiais, os grupos constituídos poderão continuar um verdadeiro movimento de formação permanente.
Um outro ganho, na implantação do Pró-letramento são modificações na prática didática dos cursistas, uma vez que são apresentadas propostas de diversas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula nos textos dos fascículos e nos materiais suplementares.
É importante ainda enfatizar que, desde os fascículos iniciais, uma das ênfases do curso é a necessidade de mudanças no processo de avaliação. Em matemática, a avaliação da produção dos alunos costuma se limitar à mera conferência de resultados e é preciso mudar esta postura, provocando uma outra forma de olhar para o que os alunos fazem, registram e falam. A análise dos conhecimentos que os alunos expressam, mesmo quando erram, possibilita diferentes etapas da aprendizagem e a elaboração de estratégias didáticas que contribuam para superação de obstáculos.
Nesse sentido, nos primeiros fascículos, são apresentadas cópias de atividades desenvolvidas por alunos dos anos iniciais, para que os professores discutam e reflitam sobre a produção de crianças com outros profissionais, contribuindo para uma mudança efetiva da postura de avaliação.Ao final do curso, durante o trabalho com o fascículo de avaliação didática, o debate sobre essa nova postura fez com que os cursistas percebessem o quanto suas práticas didáticas já havia sido transformadas a partir do Pró-letramento.
Um outro ganho, na implantação do Pró-letramento são modificações na prática didática dos cursistas, uma vez que são apresentadas propostas de diversas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula nos textos dos fascículos e nos materiais suplementares.
É importante ainda enfatizar que, desde os fascículos iniciais, uma das ênfases do curso é a necessidade de mudanças no processo de avaliação. Em matemática, a avaliação da produção dos alunos costuma se limitar à mera conferência de resultados e é preciso mudar esta postura, provocando uma outra forma de olhar para o que os alunos fazem, registram e falam. A análise dos conhecimentos que os alunos expressam, mesmo quando erram, possibilita diferentes etapas da aprendizagem e a elaboração de estratégias didáticas que contribuam para superação de obstáculos.
Nesse sentido, nos primeiros fascículos, são apresentadas cópias de atividades desenvolvidas por alunos dos anos iniciais, para que os professores discutam e reflitam sobre a produção de crianças com outros profissionais, contribuindo para uma mudança efetiva da postura de avaliação.Ao final do curso, durante o trabalho com o fascículo de avaliação didática, o debate sobre essa nova postura fez com que os cursistas percebessem o quanto suas práticas didáticas já havia sido transformadas a partir do Pró-letramento.
Tutora Sandra Araújo
CONTAR COM SUA PARCERIA É DÁDIVA DE DEUS. OBRIGADO PELO COMPANHEIRISMO DE SEMPRE. PARABÉNS PELO TRABALHO!
ResponderExcluirJOCELMO
parabens minha linda vc é show.vc é ter vc como colega de trabalho so tem feito com que eu cresça cada vez mais.pois vc com seu jeito modesto e simples sempre tem algo a ensinar ,desejo a vc nessa nova etapa muito sucesso e que sua estrela brilhe cada vez mais.
ResponderExcluirum abraço.