Os cursistas discutem o fascículo, elaboram atividades para o desenvolvimentos das capacidades necessárias à aquisição do sistema de escrita e expõem suas conclusões de estudo.
Imagem desenhada pelo cusista Ronivaldo evidencia suas concepções em relação ao ensinar e aprender.
O QUE É LETRAMENTO EM ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM?
O QUE É LETRAMENTO?
Letramento não é um gancho em que se pendura cada som enunciado, não é treinamento repetitivo de uma habilidade, nem um martelo quebrando blocos de gramática. Letramento é diversão é leitura à luz de vela ou lá fora, à luz do sol. São notícias sobre o presidente O tempo, os artistas da TV e mesmo Mônica e Cebolinha nos jornais de domingo. É uma receita de biscoito, uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos. É viajar para países desconhecidos, sem deixar sua cama, é rir e chorar com personagens, heróis e grandes amigos. É um atlas do mundo, sinais de trânsito, caças ao tesouro, manuais, instruções, guias, e orientações em bulas de remédios, para que você não fique perdido. Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser.
(Kate M. Chong)
O QUE SIGNIFICA LETRAMENTO EM MATEMÁTICA?
No debate sobre as competências a serem desenvolvidas no âmbito do ensino de matemática, surgem, entre outros, termos como alfabetização matemática e letramento em matemática. Em todos eles, há preocupação com o papel social da educação matemática, e com o desenvolvimento de habilidades para leitura do mundo, que envolvem conceitos e relações, critérios, procedimentos e resultados e o uso de recursos da linguagem matemática. Lopes e Nacarato (2005, p.7), dentre outros autores, lembram que é preciso que este tipo de formação matemática seja apropriado pelos professores para que eles possam garantir a educação matemática a seus alunos. No Pró–Letramento matemática, consideramos fundamental levar o professor a refletir sobre a insuficiência do ensinar a contar e fazer cálculos, muitas vezes desprovidos de significado. O material didático e a proposta do curso trazem à tona uma abordagem dos conteúdos da matemática escolar que não se limita ao saber fazer (Ball, 2000; Shulman, 1986), mas que busca a compreensão conceitual e a necessidade de o professor adotar uma nova postura. Como nos alerta D’Ambrósio (2004), “aprendizagem é aquisição de capacidade de explicar, de apreender e compreender, e de lidar, criticamente, com situações novas. Não é o mero domínio de técnicas, habilidades e muito menos a memorização de algumas explicações e teorias” (p.37).
Fonte: Faculdade de Educação – UNIRIO
COM BOAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS É FÁCIL APRENDER MATEMÁTICA
Os trabalhos com Números Naturais nas series iniciais sempre é dado, independente da disciplina, sem uma analise do conhecimento do aluno, de forma avaliativa, nesse campo ele pode muito bem memorizar o assunto e ter resultados positivos nas provas, mas na realidade não há uma compreensão verdadeira de qual é o papel daquele assunto na vida prática, daí porque muitas vezes o aluno trabalha com a escola por obrigação sem ter prazer, promovendo repetência e evasão ou um pécimo aproveitamento nas outras séries do curso por não saber mais o conteúdo. Nesse sentido, o Pró-letramento nos ajuda a entender como ajudar o professor cursista a perceber os erros dos estudantes, no processo de aprendizagem.
O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
A pretensão da maioria dos professores com a utilização dos jogos é tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem torne-se algo fascinante. Assim o fascículo propôs dois jogos, o Kalah que propicia o levantamento e a análise das possibilidades de uma determinada situação e o planejamento de seqüências de ações, e o Contig 60 que verifica a utilização das operações básicas. Acima os professores jogam o Kalah
CONTIG 60 E O CÁLCULO MENTAL
Professores cursistas em estudo do jogo Contig 60 que desenvolve o cálculo mental com as quatro operações básicas da matemática, além de ampliar a capacidade de resolver problemas e o raciocínio-lógico matemático.
KALAH DESENVOLVE RACIOCÍNIO LÓGICO
Crianças experimentam o jogo e aprendem as operações matemáticas.
EM MATEMÁTICA CONHECER COMO O ALUNO APRENDE É FUNDAMENTAL
Cursista de Matemática aplica atividade lúdica na aprendizagem das operações com números naturais
ESPAÇO E FORMA
Reconhecimento de formas geométricas presentes na natureza e nos objetos criados pelo ser humano. Após o estudo dos números naturais e seu uso no dia-a-dia, retomamos os trabalhos com o desenvolvimento das formas geométricas no fascículo – Espaço e forma.
DUPLA DINÂMICA
Tutores Jocelmo e Sandra Visitam cursistas que trabalham juntas
JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Alfabetização e Línguagem e Matemática caminham juntos no desenvolvimento de uma educação mais rica e duradoura em Santa Luzia do Paruá
JOGO DAS VOGAIS
Tutor brinca com os cursistas: diversão e aprendizagem
PLATEIA ATENTA
Cursistas na plateia do teatro de fantoches
TEATRINHO
Cursistas apresentam: D. Baratinha
A MUDANÇA É POSSÍVEL
Mais uma vez o trabalho no Pró-Letramento me surpreende. Explico. É que no estudo do fascículo 7, pedi aos cursistas que apresentassem a contação de qualquer história infantil, como forma de fazer com que eles próprios entendessem a importância dessa tarefa no trabalho com seus alunos, especialmente no tocante às atividades de leitura, as quais, de uma forma geral, não têm levado as crianças a se interessar pelos livros; pelo contrário, tem-lhes causado total ojeriza às letras, dada a forma desarticulada através da qual vêm sendo desenvolvidas nas escolas do Brasil. Felizmente, essa realidade vem mudando. O Pró-Letramento, especificamente em nosso município, trouxe um conhecimento que pode revolucionar o ensino de nossa língua e, conseqüentemente, de todas as disciplinas escolares. Quando os grupos começaram a apresentar sua contação de histórias, deparei-me com pessoas talentosas que até então não haviam se manifestado tão enfaticamente. Ao falar de talento, não me refiro ao talento em representar, recitar ou cantar, mas ao talento de ensinar, à arte de lecionar! Que professores! Senti-me uma criança assistindo a tudo e comecei a imaginar que êxtase os alunos daqueles professores deverão sentir quando lhes forem contadas aquelas histórias com a mesma maestria com que os cursistas fizeram naquele dia. Sem dúvida, ao se habituarem a ouvir histórias apresentadas de forma tão emocionante, os alunos sairão correndo atrás dos livros para ver mais personagens, para conhecer mais histórias, para entender mais porquês. Isso é letramento! É esse o nosso objetivo no curso! Talvez minha paixão por tudo isso possa me fazer suspeito ao tecer tantos comentários entusiastas, entretanto, não os considero exagerados, porque o que senti naquele dia é que estamos em boas mãos. Temos compromisso com os nossos pupilos! Vi que não é tão difícil promover o letramento. Basta uma pitada de amor ao trabalho e um pouco de dedicação ao aluno, razão-mor do nosso esforço. O mestre Paulo Freire diz que são nossas atitudes que nos fazem seres educadores, por isso, parabenizo todos pelo trabalho brilhante e faço votos para que externem seus talentos em suas salas de aulas o quanto antes, porque nossa educação tem pressa! __________________________________________________________ Informativo PRÓ-LETRAMENTO – Santa Luzia do Paruá/MA – Ed. 02
JUNTOS PELO PRÓ-LETRAMENTO
No Pró-letramento a amizade também é uma conquista!
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