Páginas

Postagens mensais

sábado, 25 de abril de 2009

CURSISTAS RECEBEM VISITA DOS TUTORES


Neste mês iniciou-se a etapa de visitas do Pró-Letramento às escolas onde trabalham os cursistas. Na primeira semana, o tutor Jocelmo esteve em doze escolas da sede e da zona rural do município e pôde observar o trabalho de trinta cursistas. Constatou que, dentre os diversos aspectos do trabalho desenvolvido nas escolas depois do programa, o conceito de letramento foi o que apresentou maior entendimento por parte dos cursistas, o que promoveu importantes mudanças no ensino da língua portuguesa. As atividades realizadas com seus alunos, em sua maioria, não mais se restringia ao processo de alfabetização, entendido como apropriação do sistema de leitura e escrita; buscavam, além disso, fomentar o uso social da língua. Nas salas visitadas foram apresentados mural de recadinhos, cantinhos de leitura, espaços para poemas e parlendas, recital de trava-línguas, rodas decantiga, campeonatos para montagem de textos, entre outros trabalhos. Tudo dando sentido aos atos de ler e escrever.
O uso de jogos também foi intenso. Os cursistas levaramas sugestões dos fascículos, fizeram adaptações e criaram outras modalidades, todas muito bem aceitas pelas crianças. “Os alunos estavam tão entusiasmados com as brincadeiras que nem perceberam seu envolvimento com as letras, palavras e textos. É realmente a mistura de saber e sabor”, comentou o professorJocelmo.
Outro aspecto relevante a mencionar sobre as visitas refere-se à receptividade oferecida pelos cursistas, gestores e alunos. Em algumas escolas os alunos cantaram música de boas-vindas, conversaram e brincaram com o tutor; em algumas houve até bolo e refrigerante para recepcioná-lo. Por tudo, fez questão de agradecer: “Sou grato a todos pelo carinho e parabenizo os cursistas, que além da aplicação dos conceitos estudados, percebo que trabalham a educação emocional, aspecto a meu ver, de grande importância no fazer pedagógico”.
(Fonte:Informativo do PRÓ-LETRAMENTO - Alf. & Linguagem - Agosto de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário