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sábado, 22 de agosto de 2009

JOGO DO /S/: REGRAS


- As cartelas de palavras ficam empilhadas sobre a mesa, viradas para baixo.

- As cartelas de letras (grafemas) ficam espalhadas sobre a mesa.

- Inicia o jogo quem ganhar no par ou ímpar.

- Perde a vez o jogador que sortear o rato no dado.

- O jogador da vez retira uma ficha de palavra e joga o dado. O grafema que for sorteado deve ser retirado das cartelas espalhadas.

- O jogador deverá confirmar se o grafema da cartela sorteado preenche a lacuna vazia ou não.

- Não utilizando a cartela do grafema, o jogador a retém, podendo utilizá-la em outras rodadas e a palavra deve voltar à pilha só que dessa vez deve ficar embaixo das demais.

- Cede-se a vez ao outro jogador realizando o mesmo procedimento. Ao escolher uma palavra da pilha, o professor deve perguntar se a(s) cartela(s) que o jogador já tem retida(s) completa ou não a palavra escolhida. Caso complete, não é necessário jogar o dado de novo, pois o jogador já vai marcar um ponto. No contrário, deve o participante jogar o dado.

- Ganha o jogo quem completar primeiro cinco cartelas corretamente, ou seja, fazendo a correta colocação do grafema.

- Será permitido, durante o jogo, tirar dúvidas com o professor ou professora, porém ele não poderá dar as respostas.

Variação: O professor pode excluir o rato, substituindo-o pelo grafema XC, obviamente incluindo palavras com essa possibilidade de preeenchimento de lacuna.

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