Páginas

Postagens mensais

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UMA QUADRILHA LITERÁRIA

"UMA QUADRILHA LETRADA": Foi assim que a formadora do Pró-letramento, Márcia Gondim, alcunhou a quadrilha junina "Amanhecer na Roça", da Escola Amanhecer, de Santa Luzia do Paruá-MA, culminância do projeto das Festas Juninas realizado pela escola. O (ex-)tutor do Pró-letramento, Jocelmo Costa Aires, idealizou e executou o projeto. Segundo ele, a ideia era propiciar espaço de letramento dentro do folguedo, que é tão valorizado no Nordeste.
Toda produção da quadrilha foi inspirada na obra de Monteiro Lobato "O Sítio do Pica-pau amarelo". O figurino, por exemplo, transformou as damas e cavalheiros da quadrilha nos personagens Emília e Visconde. A diretora da escola, Joleilde, disse que as crianças ficaram muitos empolgadas e, de logo, os pais dos alunos aceitaram patrocinar o figurino dos filhos.
A coreografia da abertura da quadrilha trouxe uma encenação teatral em que os participantes eram transformados em estátua pela bruxa Cuca e depois, todo mal era desfeito pelo "Sol Nascente" (personagem inspirado na música de Gilberto Gil para o programa de TV "O Sítio do Pica-pau amarelo", da Rede Globo).
Uma música também foi composta para a brincadeira. O compositor Jonas Júnior, irmão de Jocelmo, elaborou a letra e melodia, cantou e gravou. As crianças aprenderam rápido a música e não paravam de cantar durante as apresentações.
Ainda segundo o professor Jocelmo, durante o projeto as crianças estudaram a vida e obra de Monteiro Lobato, apresentando trabalhos em classe e produzindo textos inspirados nas histórias do "Sítio".
Realmente uma Quadrilha letrada!
Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=ZPR7TRRC_-M

Nenhum comentário:

Postar um comentário