Páginas

Postagens mensais

domingo, 8 de maio de 2011

LETRANDO COM MÍDIAS


Promover letramentos múltiplos é o escopo fundamental da escola moderna. E no campo das novas tecnologias e mídias, é imperativa uma nova ordem no processo ensino-aprendizagem.
Nesse sentido, o telejornal escolar é um bom exemplo de atividade a ser desenvolvida.

"O trabalho com telejornal digital na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas. A produção de um telejornal da escola permite ao aluno ser produtor de informação e não só consumidor. Permite, ainda, situações reais de leitura e escrita, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta.Esse tipo de atividade também pode suprir a necessidade dos alunos por novidades, ao gerar diferentes fontes de conhecimento, além de ser uma possibilidade de conhecer melhor a realidade escolar e vivenciá-la de uma forma mais dinâmica." (1)

Na Escola AMANHECER, em Santa Luzia do Paruá, essa forma de atividade foi desenvolvida pelo professor Jocelmo Costa Aires, com alunos na faixa etária de 6 a 10 anos no projeto AMANHECER NEWS. O projeto trouxe uma grande reflexão acerca do potencial das crianças para o conhecimento.
Durante dois meses os alunos estiveram envolvidos em pesquisas, leitura orientada, produção textual e aulas de expressão corporal. Segundo Jocelmo, o início dos trabalhos foi difícil devido às deficiências de alguns alunos para a leitura oral dos textos produzidos. As dificuldades foram minimizadas depois orientações feitas. "Antes percebíamos que, ao decodificar as frases dos textos, os alunos não as estavam entendendo. A partir da leitura com entoação e fluência, orientadas, isso começou a mudar", conta o professor. Ainda segundo Jocelmo, a familiaridade das crianças com as novas tecnologias foi essencial para a evolução da oralidade necessária para o telejornal. "Foi impressionante como encaravam a câmera. Pareciam jornalistas de verdade, (risos)", completa Jocelmo.

Os recursos necessários para um trabalho assim não são muitos. No caso desse projeto, apenas uma câmera fotográfica digital (que também tem a função filmadora) e um computador desktop simples, com acesso à Internet foram utilizados. Jocelmo ressalta que ter os equipamentos físicos já é um bom começo, mas o professor precisa ter conhecimentos básicos de informática e edição de vídeos. Tudo isso aliada a boa e velha criatividade de todo educador resultarão num ótimo trabalho de múltiplos letramentos.
Uma curiosidade do telejornal da escola Amanhecer está no estúdio virtual. Jocelmo conta que foi realizou um antigo efeito no vídeo chamado "Chroma Key" em que o fundo de uma imagem, feito com um tecido verde, pode ser modificado graficamente para qualquer tipo de cenário. No caso em questão o fundo verde foi feito com TNT, um tecido de baixíssimo custo e que, no final, trouxe um ótimo resultado visual. A imagem escolhida pode ser adquirida na internet, que disponibiliza diversas imagens grátis, que podem servir de cenário.

Assista ao Telejornal AMANHECER NEWS 2010:

1ª PARTE

2ª PARTE

PARTE FINAL




(1) REFERÊNCIA:
http://educarede.info/poie/livro/impressao/telejornal_digital.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário