Páginas

Postagens mensais

quinta-feira, 16 de junho de 2011

JOGOS DE REFLEXÃO LINGUÍSTICA


A busca de metodologias inovadoras para o ensino da variedade mais prestigiada da lingua portuguesa também é foco da atenção de linguistas. No Pró-letramento, o fascículo 5 apresenta jogos para o trabalho com alfabetização. Um dos exemplos lá sugeridos foi o "Jogo das Vogais", uma atividade lúdica para exploração da escrita e da sonoridade das vogais. Aqui o professor Jocelmo Aires, faz uma adaptação do Jogo das Vogais e surge o "Jogo do /z/", para a exploração de irregularidades do fonema /z/, que pode ser representado ora pela letra "S", ora pela letra "Z" e até pela letra "X".
O Jogo foi realizado com alunos dos 8º e 9º anos, do Centro de Ensino Professor Cleobeto de Oliveira Mesquita, no curso extracurricular de produção textual, em Santa Luzia do Paruá-MA.
Segundo Jocelmo, a atividade rendeu muitas reflexões acerca das formas de escrever exigidas pela Ortografia. "Foi um grande exercício para a aprendermos as diferenças de escrita das palavras com z, s ou x.", declara o professsor. Jocelmo disse ainda que outras irregularidades podem ser trabalhadas com o jogo. "Basta mudarmos as palavras, fazer um dado com a letras representativas dos fonemas que queremos explorar e pronto. Aqui também estudamos com o jogo as diferenças entre S, C, SS, SC, X, Ç e X", declarou. "Até as diferenças dos "tipos" de PORQUEs, podemos trabalhar. É só substituir as palavras por frases" Sugere.
Para saber como jogar, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário